Kefir de água ou leite: Tudo que você precisa saber

Kefir de água ou leite: Tudo que você precisa saber

Kefir de água ou leite: Tudo que você precisa saber

Onde encontrar, como cuidar e para que consumir

 

Já ouviu falar de Kefir? Com aparência parecida com iogurte, esse alimento é fruto da fermentação de micro-organismos benéficos para a saúde que agem como antibióticos naturais, matando bactérias ruins e aumentando as boas.

Um dos aspectos mais interessantes desse alimento, que faz muito bem para a saúde, é que ele não é vendido, mas sim compartilhado! Funciona assim: alguém lhe dá alguns grãos e você os cultiva. Em ambiente adequado – substratos de açúcares e proteínas, como leite – ele se prolifera, fermenta e chega à composição ideal para consumo, sem nunca chegar a um fim.

Tipos de Kefir

Há dois tipos. Eles são classificados quanto ao ambiente propício para sua proliferação e fermentação:

1- Kefir de leite

Como o próprio nome diz, o kefir de leite precisa de leite pasteurizado (integral, semi-desnatado ou desnatado), leite de coco ou leite de castanhas!

2- Kefir de água

Esse tipo se alimenta de água mineral ou água de coco com açúcar mascavo ou açúcar demerara. É mais barato….

Para que serve o Kefir?

O intestino é habitado por bactérias boas e ruins. Quando há desequilíbrio e o número de micro-organismos ruins prevalece, a saúde sofre.

O intestino é chamado de segundo cérebro, pois é um dos órgãos mais importantes do corpo. Entre suas funções importantes está, por exemplo, a produção de células do sistema imunológico. Ou seja, ele sempre precisa estar regulado para que a saúde seja boa.

Ele também melhora a absorção de glicose e, por isto, potencializa o ganho de massa magra para quem faz exercícios físicos com frequência; promove a sensação de bem-estar, pois é rico em triptofano (neurotransmissor da serotonina = hormônio da felicidade!); melhora a saúde de quem tem úlcera e gastrite, pois evita a prisão de ventreaumenta a imunidade e é ótimo para pele e cabelos!

Alimentos probióticos

O Kefir é um alimento probiótico, assim como outras bebidas fermentadas: o kombuchá, que é um chá fermentado e o iogurte natural. No iogurte os probióticos são encontrados em quantidades bem menores, tanto a versão caseira como a industrializada. Existe também a opção de probióticos em cápsulas, receitados por médicos ou nutricionistas, mas são bem mais caros.

Onde consigo um Kefir?

O melhor é ganhar o Kefir. Existem vários sites e redes sociais que podem fazer a doação. Experimente usar suas redes e postar “alguém está doando Kefir” e espere a resposta. Ou, entre nesse link que é um grupo nacional sobre Kefir. Mas, caso você esteja preocupado em receber um Kefir contaminado, já que vem de algum lugar que você não conhece, saiba que as bactérias do Kefir conseguem se defender e eliminar as bactérias patogênicas que possam existir na amostra! E seu Kefir vai continuar sadio.

Como cultivar seu Kefir em casa

Tente reservar alguns utensílios só para manipular o Kefir (peneira, colher, copo e vidro para guardá-lo para diminuir os riscos de contaminação na sua casa). você vai precisar de:

-1 colher (sopa) de Kefir

-1 pote de vidro esterilizado (5800 ml)

-250 ml de leite pasteurizado (integral, semi-desnatado ou desnatado)

-1 peneira

-1 colher (plástico, inox ou silicone)

Modo de fazer:

Pegue 1 colher (sopa) de Kefir e coloque no pote de vidro esterilizado e complete com 250 ml de leite. Cubra a boca do pote com papel toalha ou tecido tipo telinha, feche com um elástico. Deixe fermentar por 12 a 24 horas a +/- 25 ºC… Em dias mais frios deixe o pote dentro de um armário, mas nos dias mais quentes deixe na geladeira.

Depois do tempo de fermentação, coe o Kefir.

Nas duas primeiras vezes que você coar, despreze o iogurte (o líquido que se formar) pois a colônia ainda está se auto limpando. Volte os grãos da peneira para o pote limpo e esterilizado e complete com mais 250 ml de leite. Tampe com papel toalha e feche com o elástico. Deixe fermentando por mais 12 a 24 horas. Na terceira vez que fizer isso, você já pode consumir o iogurte, que pode ficar na geladeira por até 7 dias.

Depois é só consumir o iogurte e colocar o Kefir para crescer com mais leite!

Com o leite sem lactose não funciona, pois o Kefir se alimenta da lactose!!!!

Dicas úteis para viver com o Kefir em casa:

Os grãos de Kefir podem ser congelados. Basta colocar 1 a 2 colheres de sopa num pote, sem leite. Pode ficar até 1 ano congelado. Para descongelar, deixe o pote em temperatura ambiente até descongelar. Não acrescente nem leite ou água quentes para acelerar o processo. Se você ficar 1 semana fora de casa, deixe o pote do Kefir com um pouco mais de leite na geladeira. E depois, use-o normalmente.

Pessoas com imunidade muito baixa devem consultar seu médico ou nutricionista se podem consumir Kefir. Não é recomendado para recém-nascidos, né?

Não aqueça o Kefir, pois ele perde sua função, ok? As bactérias morrem! Então, nada de usar em receitas que precisem ir ao fogo! Pode usar em musses ou sorvetes, por exemplo!

Atenção: Descarte o Kefir se ele passar mais de 36 horas sem contato com o leite (ou água)

Kefir de água

Siga os mesmos passos do Kefir de leite, mas substitua a bebida láctea por água de coco ou água com açúcar mascavo ou demerara.

E lembre-se: alimentos milagrosos não existem. Esse iogurte à base de bactérias boas pode complementar os cuidados com a saúde desde que o resto da alimentação seja saudável. É preciso comer teores de gorduras e proteínas adequados e evitar o consumo excessivo de açúcar para manter a flora intestinal em dia!

 

 

Fonte:http://anamariabraga.globo.com/

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