DICAS PARA ECONOMIZAR O GÁS DE COZINHA

DICAS PARA ECONOMIZAR O GÁS DE COZINHA

DICAS PARA ECONOMIZAR O GÁS DE COZINHA

Seguir algumas dicas pode gerar até 20% de economia na sua conta de gás, por isso, fique ligado para evitar gastos desnecessários.

Existem algumas razões para o gasto excessivo de gás, então economize e destine menos dinheiro a essa conta.

Hoje em dia, a maioria de nós utiliza gás encanado. Aparentemente mais seguro que o uso de botijões de gás, ele pode representar certo aumento no valor de suas contas. No entanto, ultimamente, os usuários dos nossos antigos conhecidos botijões têm visto um grande aumento de preço, o que acaba por derrubar as vantagens desse tipo de consumo.
Mas, independentemente de como o gás chega até a sua casa, podemos seguir algumas dicas para reduzir o consumo e, consequentemente, o dinheiro destinado a essa conta. Algumas dessas dicas são bem simples de serem postas em prática e podem representar uma redução de gastos que fará diferença no fim do mês.
Tenha em mente que as dicas a seguir podem representar uma economia de até 20% no seu gás, por mês. Imagine o que isso representa em um ano!
Então dê uma olhada, siga nosso passo a passo e  conte pra gente as diferenças que perceber.

Primeiro de tudo, ao comprar um fogão novo, pesquise as marcas mais econômicas quando o assunto é o consumo de gás. Algumas marcas “puxam” muito mais gás do que outras devido a seus mecanismos internos e forma de funcionamento, por isso é bom ficar atento.

Utilize a panela de pressão sempre que puder. Nem todos os alimentos ficam bons quando cozidos em panela de pressão, porém, todos que aceitam essa forma de preparo devem ser feitos assim. A panela de pressão acelera o cozimento dos alimentos, reduzindo consideravelmente o tempo que a panela fica no fogo.

Coloque as panelas certas sobre os queimadores certos. Achar que o queimador maior vai esquentar a comida daquela panela pequena mais rápido é uma grande ilusão. Quando a chama “sobra” para os lados da panela, ela perde calor para o ambiente, direcionando menos a temperatura alta para o fundo da panela.

 

Resultado de imagem para gas de cozinha

Ao cozinhar, tampe todas as panelas. As panelas tampadas preservam mais o calor em seu interior, de forma que o tempo de cozimento é reduzido. Isso consequentemente reduz o tempo e o consumo de gás.

Se suas panelas já estão velhinhas, troque-as. As panelas com bases irregulares não fazem contato direto com a grade do fogão e ficam mais afastadas da chama do que o habitual. Isso acarreta numa perda de calor para o ambiente, aumentando o tempo necessário com o fogo aceso.

Quando cozinhar alimentos mais duros, como feijão, por exemplo, deixe-os de molho por algumas horas em água fria, ou em água morna, caso tenha menos tempo para gastar cozinhando. Esses ingredientes irão para o fogo mais macios e levarão menos tempo para ficar prontos.

Também no caso do feijão e outros grãos, deixe a pressão da panela de pressão agir por dez minutos. Após esse tempo, desligue a panela e deixe-a fechada por mais dez ou quinze minutos. O feijão vai cozinhar do mesmo jeito, utilizando menos gás!

Ao preparar vegetais, opte pelo cozimento a vapor. Dessa forma, você poderá aproveitar a panela do cozimento de outros alimentos, matando dois coelhos com uma cajadada só!

Resultado de imagem para chama de gas de cozinha

Instale seu fogão longe de locais com correntes de ar. A passagem do ar ou vento pela cozinha dispersa as chamas, demorando mais tempo para que os alimentos fiquei prontos. E adivinha? Você acaba gastando mais gás!

Mantenha os queimadores e bocas do seu fogão sempre limpos, dessa maneira o gás não será impedido de sair, queimará como deve e a mágica da economia acontecerá.

Imagem relacionada

Sempre posicione as chamas do fogão no centro das panelas para que elas aqueçam por igual, reduzindo o tempo de preparo.

Só abra a tampa do forno, enquanto estiver sendo utilizado, em casos verdadeiramente necessários. Abrir o forno diversas vezes promove perda de calor, maior tempo de cozimento e pode solar seu bolo!

Ao usar o forno, procure assar mais de um alimento por vez. Essa medida poupará seu tempo e fará com que você economize gás.

Resultado de imagem para forno de fogão

Observe a chama que sai do seu fogão. Ela deve estar sempre azul. Caso esteja amarelada, chame um técnico. Isso pode ser um sinal de fogão desregulado e de perda de gás.

Por último, mas não menos importante: mantenha seu fogão sempre regulado. Chame um técnico para fazer isso, pois pode representar uma grande economia no fim do mês!

 

Fonte:http://blog.tudogostoso.com.br/noticias/dicas-para-economizar-o-gas-de-cozinha/

Envie seu comentário