Congele fruta, verdura e temperos... Veja alguns truques - Casa da Vovó

Thumb Congele fruta, verdura e temperos… Veja alguns truques

Congele fruta, verdura e temperos… Veja alguns truques

Congelar fruta, verdura e temperos: 5 truques

 

 

Hoje em dia, independente do período do ano, você pode encontrar todos os tipos de fruta, verduras e temperos no supermercado. Talvez as únicas coisas que não se encontram são as melancias e os melões em julho, mas o resto, você encontra sempre.

Porém, estes vegetais e frutas, não tem o mesmo sabor e consistência daqueles colhidos na estação certa. Para não falar em todos os danos em cadeia, criados quando se cultivam verduras no período não natural.

O uso de produtos químicos para estimular a colheita, caminhões que viajam por quilômetros para trazer ao supermercado, vegetais que vem de longe. Porém, aqueles que são cultivados na nossa região, crescem em estufas, as vezes sem nunca ver a luz do sol, tornam-se insípidos e provavelmente nada saudáveis também.

Para contornar esse problema, a melhor solução é congelar tudo aquilo que a natureza nos oferece no verão.

5) Noções básicas

Quando você tiver comprado ou colhido na sua própria horta as frutas e verduras, você precisará lavá-las o mais rápido possível, para que estas continuem o mais frescas possível. Você deve lavá-las, secá-las muito bem, retirar os caroços e as partes a serem eliminadas e cortá-las em pedaços. Em seguida, você pode colocá-las em saquinhos especiais para armazenar alimentos no congelador ou em recipientes de vidro se você prefere evitar usar o plástico.

fruta1

 

 

4) Congelar a fruta

A fruta pode ser preparada de três maneiras diferentes, para que esteja pronta ao congelamento. Com o açúcar, ou seja, polvilhando as frutas com açúcar e congelando-as. (Quando você resolver utilizá-las, basta dar uma enxaguada). Com um xarope feito de 700 gramas de açúcar e 900 ml de água. Leve os ingredientes ao fogo, quando estiver bem quente, desligue o fogo, coloque as frutas dentro, deixe tudo esfriar e leve ao congelador. E por último, a seco, organize as frutas em uma forma e coloque-a no freezer, quando as frutas estiverem completamente congeladas, coloque-as em saquinhos.

frutta-nei-vassoi-2

 

3) Congelar a verdura

Cada vegetal tem o seu próprio procedimento a ser seguido, que faz com que o congelamento seja bem sucedido. Depende muito do tipo de polpa, da consistência etc… por exemplo, as abobrinhas, o espinafre, o salsão e as ervilhas devem ser cozidos por alguns minutos antes de serem colocados em saquinhos e serem levados ao congelador. Já as abóboras, os tomates, as batatas e os pimentões devem ser cortados em cubinhos e serem congelados crus. De qualquer modo, como mencionado no início, todas as frutas e verduras devem ser lavadas, secadas muitos bem e cortadas.

verdura-nel-sacchetto

 

 

2) Congelar os temperos

Antes de tudo você deverá remover todas as folhas dos ramos, se tratando tanto de alecrim, quanto de sálvia e de manjericão. Em seguida você poderá colocá-los em uma forma, que deverá ser levada ao freezer, e assim você irá congelar as folhas. Uma vez que estas estiverem congeladas, você poderá pegar as forminhas de gelo e colocar dentro dos compartimentos, metade azeite (de preferência de oliva) e metade com as folhas congeladas. Você pode também triturá-las, para mais tarde ter saborosos caldos de temperos prontos para serem usados quando você for cozinhar algum prato.

erbe-da-congelare

 

1) Astúcia para congelar molhos como o pesto

O grande chef francês Jacques Pepin, ao invés de congelar o pesto, simplesmente prepara um purê de manjericão, que transforma em pesto quando decide de usá-lo em uma das suas receitas. O procedimento é muito rápido. Coloque as folhas de manjericão em água fervida por aproximadamente um minuto e esfrie-as com água e gelo. Escorra-as e triture-as com uma pitada de sal e azeite de oliva. Fazendo esse procedimento, no momento em que você for descongelá-lo e misturá-lo com os outros ingredientes, o pesto irá parecer realmente fresco como se você tivesse acabado de prepará-lo.

 Você gostou do nosso artigo? Compartilhe com os seus amigos no Facebook!

pesto-da-congelare

 

 

Fonte: http://www.amigaironica.com.br/congelar-fruta-verdura-e-temperos-5-truques-salva-inverno/6/

Envie um comentário :

Outros Posts da Casa da Vovó: